Certificado / e-CNPJ A1

O que é o e-CNPJ A1 

O e - CNPJ A1 é um certificado digital gerado e armazenado no computador do usuário. Os dados podem ser protegidos por uma senha de acesso, criada pelo usuário. 
 
Para evitar a perda do certificado A1 é necessário fazer uma cópia de segurança, que poderá ser feita restauração para o mesmo computador, caso seja necessário formatá-lo, ou para outro computador.
 
Aplicações 
 
O e - CNPJ A1 permite acesso aos serviços da Receita Federal, no e-CAC, relacionados à pessoa jurídica, como entrega de declarações, consulta à situação fiscal do contribuinte, assinatura de Nota Fiscal eletrônica Estadual e Municipal e muito mais! 
 
Indicações 
 
Por medida de segurança, recomendamos que um único computador armazene o certificado A1 e apenas uma cópia de segurança seja criada. A validade deste certificado é de um ano, contado a partir de sua data de emissão.
 
Pré-requisitos para emissão 
  • Devem ser apresentados CPF e CNPJ válidos. 
  • O representante legal deve estar com a situação regular e os dados corretos na base de dados da Receita Federal. 
  • Deverá comparecer pessoalmente em um posto de atendimento (validação presencial) e apresentar os documentos obrigatórios em ordem. 

Procedimentos para emissão do certificado digital. 

  • Finalização da compra e pagamento. 
  • Agendamento da validação presencial por telefone. 
  • Validação presencial, apresentação dos documentos e recebimento do certificado digital. 
Documentos Necessários 
 
1. Referentes à empresa 
  • Documento de constituição(a) ( Estatuto, Contrato social ou requerimento de empresário) + última alteração contratual (se houver); devidamente registrados nos órgãos competentes; 
  • Documentos de Eleição da diretoria vigente, quando aplicável; 
  • Cartão CNPJ atualizado; 
  • Inscrição no Cadastro específico do INSS (Opcional). 
 
2. Referentes ao representante legal cadastro na Receita Federal 
  • Documentos de identificação (b) ( Carteira de Motorista, Registro Geral – RG, Passaporte, Carteira Profissional, como CRC, OAB, CREA, CRM); 
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF; 
  • Comprovante de endereço emitido há no máximo três meses (conta de água, luz, telefone fixo, gás, onde conste o nome do titular); 
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP/CI-NIS – (Opcional); 
  • Título de eleitor – (Opcional); 
  • Cadastro específico do INSS-CEI – (Opcional). 
a. Caso a última alteração contratual esteja junto com a consolidação, não será necessário o documento de constituição. 
b. Entende-se por documentos de identificação – Carteiras de identidade instituídas por lei, com foto e fé pública no território nacional. Documentos emitidos com prazo de validade precisam estar vigentes. 
 

O titular do certificado deverá comparecer perante um representante da AC Link e apresentar os documentos conforme solicitados acima para conferência e, neste momento, será impresso e assinado o Termo de Titularidade (TUT). 

A AC Link reserva-se no direito de solicitar documentos adicionais, caso julgue necessário.

Importante 

É obrigatória a presença do representante cadastrado na Receita Federal, não podendo ser representado por procuração. Já o(s) – Representante(s) Legal(is) da empresa poderá ser representado por procuração pública, somente se estiver expressamente autorizado no contrato ou estatuto da empresa. 

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